16/08/2024
16/09/2024

O BIP Acceleration está de volta! Com 10.000€ em prémios, as candidaturas estão abertas até ao dia 16 de setembro, às 18h00 (hora de Portugal continental).

O programa de aceleração da Universidade do Porto ajuda equipas de investigação a transformar projetos em negócios. O objetivo é estruturar e validar ideias inovadoras para potencializar modelos de negócio com potencial de mercado e impacto na região. Este ano, o programa será realizado pela Porto Business School (PBS).

Os interessados em participar no BIP Acceleration deve apresentar um projeto de valorização de resultados de investigação desenvolvida ou numa das Faculdades da U.Porto ou numa das Entidades Participadas. Poderão concorrer, individualmente ou em equipa (máximo cinco elementos) projetos de áreas criativas, tecnológicas ou de conhecimento intensivo. Seja qual for o cenário, a candidatura deve apresentar um projeto de valorização de resultados de investigação desenvolvida ou numa Faculdade da U.Porto ou numa das Entidades Participadas.

Os 10 projetos com melhor classificação ganharão acesso ao programa, a ter início no mês de outubro (ver datas aqui). Serão 7 workshops imersivos de 4 horas, a cargo da Porto Business School, com muito trabalho de equipa para acelerar a interação e o desenvolvimento de negócios com base em conhecimento científico, tecnológico e criativo nascido na Universidade do Porto.

O programa culmina numa sessão aberta ao público, a ter lugar na PBS no dia 22 de outubro, onde os finalistas terão oportunidade de apresentar o pitch do projeto a agentes de inovação e empreendedorismo do ecossistema. No final, serão distinguidos três vencedores, e os prémios incluem valor monetário, período de pré-incubação na UPTEC e consultoria em empreendedorismo pela Porto Business School.

Participar é muito simples, através do formulário já disponível nesta plataforma.

Informação importante:

• A candidatura deverá ser acompanhada por uma declaração de apoio da Direção da Entidade Constitutiva ou Entidade Participada na qual o/a proponente principal do projeto tem afiliação. Essa declaração deve estar assinada. A minuta está disponível para download no site do programa.
  • Não serão elegíveis projetos que tenham participado em anteriores edições do Bip Acceleration e do Business Ignition Programme.
  • Não serão elegíveis projetos com empresa já constituída.
  • Participantes em edições passadas do iUP25k podem concorrer.
  • O valor monetário do prémio será alocado à instituição de onde provém o projeto, não ao investigador, ou investigadores, a título pessoal.

Toda a informação sobre a competição pode ser encontrada aqui. Estão também disponíveis, para consulta, as linhas orientadoras.

Dúvidas sobre elegibilidade, candidaturas e funcionamento do BIP Acceleration deverão ser endereçadas a bip@reit.up.pt

O BIP Acceleration 2024 tem o apoio da Caixa de Geral de Depósitos e a parceria da Porto Business School e da UPTEC.