A Addvolt, uma empresa spin-off da Universidade do Porto que esteve teve a sua primeira sede na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, venceu a 18ª edição dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI. O projeto das powerbanks para camiões frigoríficos chamou a atenção do júri, acabando por ser escolhida entre as mais de 200 candidaturas que o concurso recebeu.

A entrega de prémios aconteceu no passado dia 30 de novembro,, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Miguel Sousa, diretor de operações da Addvolt, recebeu o galardão das mãos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

“Este prémio é um enorme reconhecimento de toda a dedicação e energia da equipa da Addvolt e, ao mesmo tempo, um admirável contributo para disseminação e partilha dos desafios que a nossa inovação e tecnologia estão a resolver. Estamos a eletrificar o transporte comercial e começámos por aplicações que fazem sentido, mas que não são mainstream, e este prémio tem a particularidade de identificar inovações e tecnologias que estão a resolver problemas interessantes, mas ‘escondidos’”, afirma Bruno Azevedo, CEO e cofundador da Addvolt.

Uma solução inovadora e amiga do ambiente

O sistema Plug-in Elétrico da Addvolt, tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e já patenteada em vários territórios, assegura a distribuição de produtos frescos e congelados sem recorrer ao uso de diesel. Além disso, é livre de emissões de CO2 e opera com baixo ruído devido à combinação de veículo a gás com o sistema de refrigeração alimentado em modo elétrico pela Addvolt.

É uma solução verdadeiramente não-invasiva e ecológica, que usa bateria de iões de lítio que podem ser carregadas em qualquer centro logístico, ou com energia recuperada nas travagens e desacelerações do veículo. Assim, a tecnologia permite, graças à diminuição do ruído dos camiões, que as empresas de transporte operem em zonas urbanas durante a noite, e melhora também as condições de trabalho dos motoristas através da redução do nível de ruído do veículo e da minimização das vibrações na cabine.

Os planos da Addvolt para o futuro continuam a ser promissores, com uma franca aposta na expansão comercial na Europa. “Queremos manter a liderança na eletrificação das unidades de frio de transporte e já contamos com tecnologia a bordo de camiões híbridos, elétricos e recentemente movidos a hidrogénio. Neste momento, estamos a trabalhar em soluções para transporte ferroviário, onde já temos algumas unidades em circulação na Suíça, e a diversificar para outra tipologia de veículos equipados com gruas, caixas de resíduos, transporte de líquidos, entre outros”, projeta o fundador da empresa.

Addvolt: Oito anos sempre a crescer

A Addvolt foi fundada em 2014 e é, atualmente, liderada por Bruno Azevedo. Em 2020, o CEO da spin-off da U.Porto foi um dos eleitos pela Forbes para o ranking dos 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos.

Com o centro de desenvolvimento e produção localizado em Portugal e a direção comercial no centro da Europa, a Addvolt já conta com 44 pessoas na equipa.  A solução da graduada da UPTEC já está a operar em 11 países de três continentes diferentes, com uma forte presença nos mercados da Alemanha e Países Baixos.

Em 2019, a Comissão Europeia escolheu a Addvolt como uma das empresas a receber parte do financiamento de 278 milhões de euros dessa instituição.

A empresa está presente em mais de dez mercados de três continentes e tem importantes parcerias estratégicas como é o caso da HAVI Portugal, uma empresa de logística mundialmente reconhecida.

(Fotografia: Vitor Hugo Teixeira)