A Addvolt, uma empresa spin-off da Universidade do Porto e graduada da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi comprada pelo grupo norte-americano Carrier, especializado em aquecimento, refrigeração, ventilação e ar condicionado.

A Addvolt desenvolveu o primeiro sistema Plug-in Elétrico do mundo para o setor do transporte. A tecnologia patenteada, o Addvolt Powerpack, eletrifica as unidades de refrigeração dos veículos pesados reduzindo a dependência do diesel, o nível de ruído e as emissões de CO2.

A escolha da Carrier permitirá à startup “acelerar a sua missão: descarbonizar o transporte refrigerado. Foi uma escolha estratégica para dar um novo salto de crescimento”, afirma Catarina da Silva, Head of Marketing and Communications da Addvolt.

As duas empresas já eram parceiras na criação de soluções de energia para camiões a frio, codesenvolvendo o primeiro sistema de refrigeração de reboque elétrico totalmente autónomo do mundo, o Vetor eCool. “A Carrier Ventures já era investidora da Addvolt desde 2022, com uma participação minoritária. Esta relação construiu uma base sólida de confiança mútua e alinhamento estratégico, que evoluiu agora para um investimento mais robusto e estruturante”, acrescenta Catarina da Silva.

Addvolt adquirida pela Carrier: planos de crescimento

Fundada por Bruno Azevedo, Ricardo Soares, Miguel Sousa e Rodrigo Pires em 2014 e incubada na UPTEC até 2020, a Addvolt conta agora com presença em mais de 23 países. Com uma equipa de cerca de 65 colaboradores, maioritariamente em Portugal, a startup tem “planos para crescer nos próximos meses, especialmente nas áreas de engenharia e suporte internacional”, revela Catarina da Silva.

A startup nasceu na Escola de Startups da UPTEC, depois de ter conquistado o primeiro lugar na edição de 2014 do iUP25k - concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto.

Em 2024, a Addvolt ocupou o 14º lugar no ranking Technology Fast 50 da Deloitte, que destaca as 50 empresas tecnológicas portuguesas que alcançaram maior crescimento de receitas ao longo de três anos, registando um crescimento médio de 381%.

 

Notícia escrita em parceria com o departamento de comunicação da UPTEC (Ana Luísa Correia).