O iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto é um instrumento de sensibilização para o empreendedorismo e criação de novas empresas que tenham por base processos de exploração de conhecimento e inovação.

O iUP25k é uma das iniciativas de maior relevo nacional na área do empreendedorismo, atribuindo 25 000€ em prémios e criando condições para uma competição saudável e positiva entre as melhores ideias de negócio apresentadas a concurso no âmbito da U.Porto. O concurso de ideias de negócio é dirigido não só a estudantes da U.Porto, incluindo os seus alumni, mas também a todos os que a estes se desejarem juntar. O iUP25k tem como objetivos contribuir para a concretização de ideias com forte potencial de crescimento, dando visibilidade aos seus promotores e à Universidade do Porto, e articular esforços entre os diferentes serviços de apoio ao empreendedorismo existentes na U.Porto. Ao criar esta oportunidade, a U.Porto facilita o acesso a financiamento e a parcerias de negócio que poderão ser estratégicas para o desenvolvimento e para a concretização dessas ideias.

Na final do iUP25k as 10 ideias finalistas dão-se a conhecer através de um “elevator pitch” de 5 minutos, cabendo a um júri, constituído por elementos de referência no contexto do empreendedorismo nacional a tarefa de eleger o vencedor, assim como de definir os 2º e 3º classificados. Também o público elege a sua ideia de negócio preferida através de votação no local e durante o evento. As edições deste concurso são habitualmente compostas por 3 fases com características distintas - Etapa Geral, Etapa Intermédia e Etapa Final, e de acordo com o Regulamento do iUP25k, as ideias de negócio concorrentes são apresentadas através de um formulário disponível on-line.

Para mais informações consulte o website oficial do concurso (edição 2015).