De:
13/05/2024
Até:
24/05/2024

Já estão abertas as candidaturas à 26ª edição do Prémio Fertiberia. Iniciativa pretende distinguir a melhor tese de doutoramento na área agrícola.

Os interessados em concorrer poderão fazê-lo até ao dia 24 de maio.

Há mais de um quarto de século que a Fertiberia distingue os melhores trabalhos de Portugal e Espanha sobre fertilização, solos e atividade agrícola. É um dos prémios de investigação agronómica com maior dotação financeira da Europa.

O primeiro classificado receberá 14.000€ e o segundo 5.000€. Haverá ainda um reconhecimento para os orientadores das teses (8.000€ e 3.000€, respetivamente). Ao todo, são 30 mil euros e prémios.

Os interessados em concorrer devem enviar cópia da sua tese de doutoramento, em formato digital, juntamente com os trabalhos nela publicados. Devem enviar também o CV, a certificação do centro que credencia a sua qualificação e o documento referente à proteção de dados.

Depois de submetidas as candidaturas, serão avaliadas por um painel de júris com perfis profissionais e académicos de elevado reconhecimento. As teses elegíveis deverão ter obtido a mais alta qualificação: “cum laude”, no caso de Espanha, ou distinção equivalente em Portugal. Deverão ter sido defendidas durante o ano letivo de 2022. As áreas abordadas deverão falar preferencialmente de fertilização ou de solos. No entanto, também podem ser valorizados trabalhos relacionados com a atividade agrícola em geral.

O objetivo da iniciativa é promover o talento e a investigação, reconhecendo os melhores trabalhos defendidos nas universidades. A organização acontece em colaboração com o Colégio Oficial de Engenheiros Agrónomos do Centro e das Ilhas Canárias (COIACC) e a Universidade Politécnica de Madrid (UPM).

O prazo para apresentação de candidaturas termina no dia 24 de maio de 2024.

Toda a informação pode ser consultada aqui.