Já estão abertas as candidaturas para a edição 2025 dos International Awards for Women in Science. A iniciativa é da UNESCO e da Fundação L’Oréal e, este ano, vai distinguir mulheres que tenham contribuído para o avanço da ciência nas seguintes áreas: Ciências da Vida ou Ciências Físicas, Matemática e Ciência da Computação.
O programa L’Oréal-UNESCO tem vindo, nos últimos anos, a reconhecer e celebrar mulheres eminentes na ciência em todo o mundo. Até à data, a parceria L’OréalUNESCO já premiou 132 mulheres eminentes no auge das suas carreiras científicas e apoiou mais de 4300 jovens cientistas promissoras de mais de 110 países em níveis de doutoramento e pós-doutoramento.
Estes prémios são atribuídos em anos alternados e, todos os anos, cinco laureadas são reconhecidos pelas suas contribuições para o avanço da ciência.
A edição 2025 dos Prémios Internacionais irá distinguir cinco investigadoras científicas de destaque que trabalhem nas seguintes regiões:
- África e Estados Árabes;
- Ásia e Pacífico;
- Europa;
- América Latina e Caraíbas;
- América do Norte.
Será escolhida uma candidata por região, sendo o fator determinante o local de trabalho nos últimos cinco anos e não a nacionalidade da pessoa.
As cinco cientistas serão selecionadas por um júri internacional e, depois, distinguidas numa cerimónia a ter lugar em Paris em junho de 2025. Cada uma das laureadas receberá 100.000€
Elegibilidade
As candidatas devem:
- ser reconhecidas pela excelência científica na comunidade científica internacional;
- estar ativamente envolvidas na investigação científica;
- trabalhar em qualquer área listadas no regulamento:
Candidatura
Para a candidata ser considerada elegível, é necessário ser nomeada por escrito, por um cientista eminente. As candidaturas/nomeações estão abertas até 1 de julho de 2024.
Critérios de seleção
As candidatas serão avaliadas segundo os seguintes critérios:
- contribuição notável para o avanço geral da ciência;
- impacto da investigação no estado atual do campo científico (número, qualidade e impacto das publicações, apresentações em conferências, patentes);
- reconhecimento por pares, através de publicações;
- reconhecimento dos compromissos com a educação, ensino, tutoria e / ou, de forma mais geral, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Prémio
Será selecionada uma candidata por cada uma das cinco regiões, sendo o fator determinante o local de trabalho nos últimos 5 anos e não a sua nacionalidade.
Cada uma das cinco laureadas recebe um prémio de 100.000 euros.
Para mais informações, clicar aqui.