O atelier de arquitetura CREA, uma spin-off da Universidade do Porto incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi distinguido com o Platinum Award, na categoria de Arquitetura Residencial e Design dos Architecture & Design Collection Awards 2023, pelo projeto “Black Box House”, realizado na Maia.

Este projeto foi concluído em 2022, inscreve-se numa envolvente híbrida que balança entre a expansão urbana e a ruralidade do lugar, considerando a convivência de três gerações da mesma família, representando uma narrativa arquitetónica única, onde a sobriedade formal da sua fachada monolítica contrasta com a fluidez e abertura dos seus espaços interiores orientado ao pátio e jardim, integrando-se harmoniosamente na paisagem envolvente.

A equipa responsável pelo projeto de arquitetura foi composta pelos arquitetos do CREA, André Camelo e Bruno Soares, e pelas arquitetas Teresa Osório, Carina Gomes, e Rita Correia. A empresa Cerne Projects foi responsável pela engenharia.

Desde a sua fundação, em 2014, o CREA estabeleceu-se como um dos principais estúdios de arquitetura do Porto, destacando-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a recuperação de edifícios, reinterpretando-os e adaptando-os para os dias de hoje. O atelier, localizado na UPTEC Baixa, já realizou inúmeros projetos de diferentes escalas e complexidades, demonstrando o seu compromisso com a excelência e a inovação.

Os prémios Architecture & Design Collection têm como objetivo inspirar designers, arquitetos, trabalhadores da construção civil e engenheiros a partilharem os seus melhores projetos com o mundo, promovendo o reconhecimento global e inspirando as gerações futuras. O júri considerou todas as características de cada projeto, com pontuações atribuídas de acordo com três critérios principais: inovação e originalidade, design e aparência estética, e funcionalidade e integração espacial. Cada critério foi pontuado de 0 a 100.

 

Notícia escrita em parceria com a equipa de Comunicação da UPTEC.