O Concurso Nacional de Eco-Empreendedorismo pretende identificar e premiar projetos para criação de startups eco-empreendedoras.
Os projetos candidatos deverão envolver novos produtos ou processos mais sustentáveis e/ou que impactem outras cadeias de valor aumentando a sua sustentabilidade. Serão considerados projetos elegíveis:
- Projetos em fase conceptual;
- Projetos com um produto mínimo viável e/ou provas de conceitos/estudos de mercado apresentáveis;
- Projetos com protótipos visíveis ou provas de mercado.
Os empreendedores candidatos poderão participar nas seguintes fases: bootcamps de preparação, de competição e mentoria ou de encerramento "demo day".
Os prémios incluem 5000€ para o primeiro lugar, 3 mil para o segundo e 2 mil para o terceiro. Haverá ainda dois prémios especiais para o eco empreendedorismo (eco-inovação e eco-oportunidade) ambos no valor de 5 mil euros.
As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de maio, aqui.
Esta iniciativa acontece no âmbito do projeto ECO STARTUP, que pretende potenciar um novo paradigma eco empreendedor nas regiões Norte, Centro e Alentejo, com o desenvolvimento de um Programa de Eco empreendedorismo multiregional de âmbito nacional, com grande impacto mobilizador junto dos jovens empreendedores e das indústrias, através de um conjunto de ações que visa a criação de 50 novas start-ups.