Foi no passado dia 23 de março que representantes de várias áreas da Galp voltaram a visitar a Universidade do Porto em busca de oportunidades de colaboração com os cientistas das várias faculdades presentes. Desta vez o palco escolhido para a sessão Academia to Business/Oficina de Inovação foi a UPTEC e estiveram presentes mais de 20 pessoas.

Depois do habitual momento de networking à chegada, as boas-vindas foram dadas por André Fernandes, Diretor da U.Porto Inovação. Cada um dos presentes teve oportunidade de se apresentar de forma breve, e rapidamente se passou a palavra a João Ribeiro, responsável do departmento de inovação aberta da Galp, para que se pusessem “mãos à obra”. Da parte da Galp marcaram empresa também Jorge Correia Ribeiro - P&O Innovation Project Manager - e Jorge Veludo - Renewables & Energy Management Innovation Center Lead.

“Queremos fazer uma transição energética de forma ambiciosa”, revelou João Ribeiro enquanto apresentava a empresa quer numa perspetiva genérica quer do ponto de vista dos seus desafios de inovação atuais. E, para avançar nessa transição rumo a uma cada vez maior sustentabilidade, João Ribeiro não tem dúvidas: “é preciso tecnologia que ou ainda não está desenvolvida ou, se está, é de forma embrionária”. E foi esse um dos motivos que levou à criação do departamento de inovação da Galp, transversal a toda a empresa”.

“Se isto da transição energética correr muito bem, nós desaparecemos”, brinca João Ribeiro, uma vez que, apesar de tudo, o negócio principal da Galp (ainda) é são os combustíveis fósseis. No entanto, tendo consciência das necessidades ambientais atuais, a empresa está a apostar cada vez mais em soluções verdes e sustentáveis e, para isso, têm apostado em “tornar a colaboração com as universidades mais estruturada par garantir que estes esforços estão, de facto, a convergir para acelerar a transição energética”.

Soluções da U.Porto podem ajudar em diferentes áreas

Após uma breve pausa para café e networking foi a vez das apresentações dos cientistas da Universidade do Porto. As soluções vão das Ciências às Engenharias e demonstram o forte compromisso e vontade, também da parte da academia, em contribuir para formas mais sustentáveis de consumo energético, bem como para uma evolução nos processos.

Da parte da Faculdade de Engenharia da U.Porto foram apresentadas propostas de Alexandra Rodrigues Pinto, Cláudio Rocha, Fernando Gomes Martins, Maria João Regufe e Tiago Lagarteira. Da Faculdade de Ciências foi ouvida a apresentação de João Ventura e João Horta Belo, afiliados também ao Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto.

O evento terminou com a apresentação do programa IJUP-Empresas e uma breve discussão sobre o mesmo, incluindo sugestões de alguns participantes de edições anteriores. Mais informações sobre a nova edição do IJUP Empresas serão anunciadas em breve.

 

Esta Oficina de Inovação realiza-se no âmbito do projeto Skills for a Next Generation U.Porto, que tem como um dos seus objetivos formar uma nova geração de cientistas disponíveis para criar novas formas de diálogo com a sociedade, nomeadamente o tecido económico.