Business2Sea é um dos mais prestigiados eventos nacionais relacionados com o Mar e este ano é consagrado ao tema geral “Tecnologias e Indústrias Oceânicas”. O programa é diversificado, com destaque para a Conferência Internacional, os variados seminários e workshops, e também os encontros profissionais e de negócio, relacionados com a temática. Haverá ainda lugar para mostra de produtos e tecnologias do Mar.

Este ano, a Universidade do Porto será, no âmbito do projeto U.Norte Inova, um dos parceiros principais do evento. Organizará também, em conjunto com os parceiros do projeto U.Norte Inova, o debate “As rotas de inovação no setor do mar - relações entre as Universidades e as empresas”. Acontece no dia 6 de junho, pelas 16h00 e terá como oradores convidados três docentes/investigadores das Universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro. São eles Edna Cabecinha (UTAD), Luísa Valente (U.Porto) e Pedro Gomes (U.Minho). A discussão será moderada por Vítor Verdelho, co-fundador das empresas Necton e A4F e presidente da EABA -  European Algae Biomass Association.

Durante essa tarde, terá também lugar a apresentação do UP2SEA - Leadership Experiential Learning Program, projeto de Treino de Mar da Universidade do Porto destinado ao universo empresarial e que está a ser desenvolvido pelo Oceanus - Marine, Research & Innovation. Aproveitando a experiência de 11 anos de Universidade Itinerante do Mar, através da UP2Sea, a Universidade do Porto pretende assim fazer chegar às empresas as potencialidades do Treino de Mar para o desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, fundamentais às organizações do século XXI. Além de ampliar a sua intervenção formativa às empresas, também se pretende com este projeto dar a conhecer a Universidade Itinerante do Mar ao universo corporativo e empresarial, no sentido de promover o desenvolvimento de sinergias, parcerias e valias através da ligação entre a Universidade e as empresas. A inovação é que tudo isto acontece em alto mar, num veleiro de grande porte, criando ambientes formativos irreproduzíveis em terra firme, em escritórios, salas de aula ou de reuniões.

A tarde de 6 de junho será, então, um inequívoco momento de reflexão e networking relacionado com a temática da inovação no Mar e está aberto a todos os que queiram fazer parte. Está também previsto um momento gastronómico, para degustação dos sabores do Mar As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e já estão abertas aqui. Neste link também está disponível mais informação acerca do painel de oradores.

O U.Norte Inova é um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia. Os parceiros são as Universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro e a TecMinho.