Trata-se de uma tecnologia de localização global para smartphones em espaços interiores, utilizando sistemas sonoros, e valeu aos seus criadores o prémio de 15.000€ no iUP25k 2016. Além de uma parte em dinheiro, Diamantino Freitas, João Moutinho e Rui Araújo vão poder agora beneficiar de outros serviços incluídos no prémio, como a incubação no UPTEC ou a formação nas áreas de mentoring e coaching. Em representação da equipa, João Moutinho admite: "Precisávamos deste empurrão. Obter este reconhecimento é recompensador por um trabalho que se prolonga há já mais de 5 anos e que pretende contribuir para resolver sérios problemas já conhecidos."

Para este trio de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a valorização do conhecimento científico tem muitas barreiras e portas fechadas pelo que toda a ajuda para concretizar o seu sonho é bem vinda. "Estamos cada vez mais próximos do sonho: utilizar a tecnologia Audio-GPS em produtos que tornem possível a massificação da localização em espaços interiores da mesma forma que o GPS o faz no exterior", explica João Moutinho. A equipa, assumindo-se como "muito feliz e cheia de energia para esta nova fase que se inicia", agradece à Universidade do Porto o seu contributo durante a jornada, bem como aos restantes concorrentes, participantes e elementos do júri que, como refere João Moutinho, "ficarão na história do projeto como tendo acreditado nele desde o início".

O segundo e terceiro lugares foram conquistados, respetivamente, pelas ideias Travel Cache e WEStoreOnTex. A primeira foi desenvolvida por três estudantes do Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico da U.Porto (MIETE): Florian Rehm , Pedro Silva e Richard Ancuta. Em entrevista à U.Porto Inovação Pedro Silva, uma das mentes por trás deste serviço especialmente pensado para facilitar a vida de quem costuma viajar em em negócios, diz que a equipa está muito satisfeita com o prémio que "encaixa na perfeição" no projeto, refere. "O nosso projeto não é de caracter especificamente tecnológico, pelo que o fato de termos conseguido esta aceitação é uma enorme validação para nós e para todo o trabalho que desenvolvemos até agora", conta, acrescentando que os serviços incluídos no pacote, nomeadamente o apoio da PWC e do UPTEC, serão muito úteis para a introdução de melhorias no modelo de negócio. Além disso, o prémio é um grande incentivo para que o Travel Cache seja disponibilizado ao público "o mais rapidamente possível", conclui Pedro Silva.

Por fim, mas não por último, Clara Pereira refere que a equipa que desenvolveu o WEStoreOnTEX se sente também "muito orgulhosa" por ter conquistado o 3º prémio do iUP25k. Esta vitória representa um verdadeiro "reconhecimento da relevância da ideia de negócio para a comunidade e uma forte motivação para prosseguir com o projeto", acrescenta a investigadora. O sistema de produção de têxteis que armazena energia para alimentação de dispositivos portáteis e/ou sensores de monitorização utilizados em Desporto, Saúde e Bem-Estar está a ser desenvolvido por três investigadores – Clara Pereira (REQUIMTE/LAQV), André Pereira e Rui Costa (IFIMUP-IN) – do Departamento de Química e Bioquímica e do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências (FCUP).

Os prémios do iUP25k 2016 foram entregues no dia 4 de Junho, durante o Startup Fest. A celebração do empreendedorismo da Universidade do Porto acontceu durante toda a manhã e tarde, na Praça Gomes Teixeira. Pode saber mais sobre os vencedores aqui.

Notícia escrita em parceria com o serviço de Comunicação & Imagem da Reitoria da Universidade do Porto (Tiago Reis)

Fotos: Egídio Santos / U.Porto