"As sessões de networking enquadram-se nas nossas atividades, possibilitando o contacto das equipas de I&DT do CeNTI com investigadores da U.Porto, gerando ideias, conceitos e partilha de experiências". Foram estas as palavras dos representantes do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, após uma comitiva de 13 investigadores da Universidade do Porto ter visitado o centro em Vila Nova de Famalicão na passada segunda-feira.

Tendo já um extenso historial de colaboração com a U.Porto (que, aliás, é um dos membros fundadores do CeNTI), os responsáveis de I&D abriram as portas à comitiva da Universidade do Porto, na esperança de deste encontro poderem sair mais experiências conjuntas de que ambos os lados beneficiarão. Tudo aconteceu durante mais uma sessão A2B, organizada pela U.Porto Inovação, cujo objetivo é apoiar o esforço de inovação das empresas através de encontros com grupos de investigação. Desta vez participaram 13 investigadores da U.Porto, provenientes das Faculdades de Engenharia e Farmácia, do CIIMAR, do i3S e também dos centros de investigação CIQUP e IFIMUP.

Durante a apresentação que os representantes do CeNTI fizeram ao grupo da Universidade, logo ficou claro que seriam muitas as áreas de atuação do CeNTI que poderiam vir a gerar projetos conjuntos com a U.Porto. Entre essas áreas estão os Materiais Poliméricos e Compósitos; os Dispositivos eletrónicos e Físicos; os Dispositivos médicos e terapêuticos; e Eletrónica e Telecomunicações; os Sistemas ciberfísicos; ou Ambiente e sustentabilidade. No showroom do centro, além de poderem conhecer alguns dos principais projetos desenvolvidos no centro, os investigadores da U.Porto tiveram também oportunidade de apresentar os trabalhos que estão a desenvolver atualmente, averiguando se os mesmos podem vir a ser uma mais-valia para o CeNTI no caso de uma colaboração futura surgir. Conforme referiram os membros do centro: "Esta partilha poderá ser posteriormente dinamizada em atividades e projetos colaborativos entre as instituições, alavancando a troca e transferência de conhecimentos, pessoas, projetos e oportunidades".

O CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes é um Instituto de Novas Tecnologias. A Universidade do Porto é um dos membros associados fundadores, juntamente com o CITEVE, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Minho e o CTIC. Com atuação e investigação em diferentes áreas, desde as engenharias às ciências, as competências do CeNTI focam-se em desenvolvimento de materiais e dispositivos inovadores à escala semi-industrial, com enfoque em eletrónica (orgânica e embebida), polímeros (fibras e revestimentos), materiais funcionais (nano materiais e processos) e simulação numérica de sistemas (edifícios e materiais). O centro tem já diversos projetos em colaboração com a Universidade do Porto e, durante a visita, os seus representantes mostraram interesse em aumentar o número. Isso pode passar, por exemplo, por angariar mais estudantes de engenharia mecânica para estágios no CeNTI, já que as experiências passadas neste âmbito foram também muito positivas para ambos os lados. “A colaboração com as entidades académicas, e em particular com os parceiros académicos associados do CeNTI, é um dos desígnios fundamentais da instituição e uma das suas atividades basilares”, referem os representantes do centro.

Esta sessão teve o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.