Segunda edição das jornadas juntou dezenas de investigadores e docentes da área no Instituto Pedro Nunes. A Universidade do Porto, através da U.Porto Inovação, é uma das co-organizadoras da iniciativa.

O Ensino do Empreendedorismo em Portugal foi o tema central das II Jornadas do Empreendedorismo em Portugal que juntou dezenas de docentes e investigadores desta área na aceleradora de empresas do Instituto Pedro Nunes (IPN). Numa parceria entre o IPN e as universidades de Coimbra, Aveiro, Évora, Minho e Porto o objetivo fundamental foi criar mecanismos para que o ensino do empreendedorismo deixe de funcionar numa lógica de in-house e se transforme num modelo de partilha de conhecimentos entre as mais diversas instituições de ensino superior.

Para o debate foram chamados especialistas que procuraram métodos e metodologias de ensino do empreendedorismo, multidisciplinaridade no ensino do empreendedorismo, redes sociais no ensino do empreendedorismo, universidades empreendedoras e o impacto do ensino do empreendedorismo. As comunicações apresentadas podem ser consultadas no livro de Atas das Jornadas.

O grande destaque das Segundas Jornadas do Ensino do Empreendedorismo em Portugal foi a presença de Soumodip Sarkar, professor associado e investigador do Departamento de Gestão da Universidade de Évora e doutorado em Economia pela Northeastern University (Boston). O painel “O ensino do empreendedorismo, o que fazer dentro e fora da sala de aulas” foi outro dos pontos altos das jornadas e contou com Augusto Ferreira, da Associação TecMinho, Francisco Viana da Vodafone Power Labs, Gonçalo Amorim da Building Global Innovators, IUL MIT-Portugal Accelerator, José Pedro Moura da Book in Loop e Jorge Figueira da DITS, Universidade de Coimbra. Este painel foi moderado pelo diretor de inovação do IPN, Carlos Cerqueira.

Notícia escrita pelo Instituto Pedro Nunes