2014-05-23 19.15.46

Num ano de vitórias, a ideia WeTruck, de um grupo de estudantes da FEUP, foi a primeira classificada no iUP25k 2014. Os criadores deste sistema para aproveitar a energia solar e a energia cinética do veículo para produzir eletricidade suficiente para alimentar o sistema de refrigeração dos camiões-frigoríficos levaram para casa o prémio de 15.000€, patrocínio do Banco Santander Totta, para investir na empresa que a equipa vier a criar. Em entrevista, os membros da equipa revelam os vários benefícios desta distinção, passando desde logo pela oportunidade de registo de propriedade intelectual. Salientam também a componente de incubação e mentoring que tencionam “rentabilizar para afinar estratégias na industrialização do protótipo e colocação do produto no mercado”. Além dos prémios habituais, o iUP25k contou este ano como parceiro do concurso com a RedEmprendia que ofereceu uma viagem ao México a um dos elementos da equipa vencedora, dando-lhe a oportunidade de participar no SPIN 2014 – um evento de excelência do empreendedorismo universitário. O grupo vê este prémio como “uma janela de oportunidade para contacto com potenciais clientes, fornecedores e, quem sabe, estabelecer parcerias estratégicas para a futura internacionalização do produto”. Para a equipa WeTruck, é “um grande orgulho” levar a sua tecnologia a outros países, também para “mostrar a outros mercados, com visões e culturas distintas, o que esta tecnologia pode oferecer tanto a nível económico como ambiental”, contam.

Relativamente aos próximos passos a dar, uma vez que a equipa já tem o protótipo validado em laboratório, agora é altura de fazer “a transferência efetiva da tecnologia para uma viatura da empresa de transportes nacional”, que tem acompanhado o desenvolvimento desta solução. A WeTruck espera concluir esta etapa nos próximos meses, para terem a “tecnologia no mercado até finais de 2015”, referem.

ceco

 

O segundo prémio foi para a ideiaCECO – Energy Wave Converter - um novo sistema de aproveitamento da energia das ondas. A equipa irá aproveitar o prémio, designadamente os serviços, para “concretizar a ideia de negócio, nomeadamente na definição de um planeamento estratégico e na procura de oportunidades comerciais, mas também ao nível de serviços de consultoria”, referem os membros da equipa. Quanto aos próximos passos a dar, a CECO tem plena consciência de estar “perante um projeto ambicioso e de grande dimensão” e, por isso, as palavras de ordem têm sido empenho e trabalho. Neste momento querem continuar a estabelecer contatos “que possibilitem a obtenção de fundos e recursos que permitam acelerar o processo”. Posteriormente, os promotores desejam que a CECO possa passar para a fase de estudos no mar  “em condições reais”, referem. Só depois dessa etapa é que passarão para a comercialização.

5sense

 

Em terceiro lugar e com direito a um prémio no valor de 5.000€ (e também ao Prémio do Público), ficou a 5sense, atualmente já a funcionar na empresa criada pelos seus elementos, a SenseGate. A equipa vai aproveitar o prémio principalmente para “avaliação de mercado e propriedade intelectual, no sentido de facilitar o processo de entrada no mercado”, contam em entrevista à UPIN. Esta tecnologia foi também galardoada com o prémio Best TIC, concedido pela Microsoft e traduzido em equipamento mas também em mentoring: “além de nos ter facilitado equipamento que é muito útil ao desenvolvimento do projeto, dá-nos acesso a mentoring e programas de apoio a startups, que julgamos serem muito vantajosos nesta fase”, refere a equipa.A empresa está já numa fase avançada, com vários protótipos funcionais. 5sense é uma aplicação para smartphone que pretende juntar num único dispositivo todos os comandos tradicionais (portões, garagens, condomínio, etc). Neste momento, estão “focados em implementar um conjunto de funcionalidades e em aperfeiçoar o produto, de forma a torna-lo pronto para ser comercializado”, referem.

 

Uma edição recheada de novidades e surpresas

jogos sociais

Uma das novidades de 2014 foi o prémio Best TIC, que teve o apoio da Microsoft e provocou alguma indecisão do júri quando chegou a altura de eleger o vencedor, acabando este por criar uma menção honrosa de última hora, atribuída ao projeto Jogos Sociais, verdadeiramente Sociais, (uma maneira de jogar contra adversários reais, frente a frente, usando os smartphones) criada por um grupo de alunos da FEUP. O grupo conta que a equipa está, neste momento, envolvida em outras competições que, à semelhança do iUP25k, consideram “importantes para ganhar visibilidade e contactos”. No que diz respeito à tecnologia em desenvolvimento, referem que o próximo passo é “pegar nos jogos e dar-lhes um design e uma user experience ideal e profissional para estarem prontos para o mercado”, duas componentes para as quais tencionam contratar empresas externas – o que significa que a equipa vai continuar na procura de financiamento. Na opinião deste grupo, cujo objetivo é fornecer horas de divertimento partilhado aos seus utilizadores, uma das maiores dificuldades prende-se com um design apelativo para os jogos, componentes nas quais vão continuar a trabalhar.

TipiFire_team

 

No que toca às ideias sociais, o grande vencedor deste ano foi a ideia TipiFire, tecnologia que se traduz numa tenda pensada para proteger os bombeiros durante o combate aos incêndios. O prémio concedido pela Santa Casa da Misericórdia, referem, vai disponibilizar “formação, contactos, e um período de incubação para a ideia o que servirá para desenvolver ainda mais o projeto e, possivelmente, encontrar os recursos necessários para concretizar a ideia em termos de comercialização do produto e patenteamento”. Encontrando-se neste momento na etapa final da prototipagem, a TipiFire irá começar muito em breve os testes em cenário real para depois passar para o mercado: “Em 2015 temos como primeira etapa iniciar a comercialização do TipiFire na zona Norte de Portugal. Numa segunda etapa, queremos expandir para todo o país e, no ano seguinte, tentar a internacionalização”, contam. Entre as dificuldades com que já se depararam, a principal a contornar é precisamente a venda do produto mas também a legalização ou aprovação do mesmo “pelas entidades responsáveis por materiais de segurança, trâmite que deverá demorar bastante tempo e com um custo envolvido considerável”, referem.

 

A importância do iUP25k para os empreendedores

Com objetivos e dificuldades mais ou menos semelhantes, comum é também a opinião positiva que os concorrentes e vencedores têm acerca do iUP25k. A SenseGate, por exemplo, refere que o concurso “teve, e está a ter, um contributo muito significativo no trabalho da empresa uma vez que permitiu ter alguma exposição e reconhecimento”. Do mesmo modo, a equipa WeTruck diz que “o iUP25k não foi apenas um concurso de ideias de negócio, foi muito mais do que isso”, salientando as formações ao longo do concurso, que os ajudaram a reforçar alguns conhecimentos e conceitos. Além disso, aWeTruck considera que “as avaliações intermédias e o feedback dos peritos e da organização, permitiram continuar a melhorar o modelo de negócio e a forma de comunicar o projeto”. A componente das formações também é salientada pela equipaJogos sociais, verdadeiramente sociais, na medida em que permitiram “amadurecer a ideia e até torná-la melhor e mais rentável”, dizem os membros da equipa.

Os concorrentes salientam ainda os contactos e networking feitos ao longo desta jornada, que poderão até servir para parcerias futuras: “Um aspeto a destacar prende-se com a troca de ideias e opiniões com outras pessoas e profissionais. Além disso o iUP25k facilitou o estabelecimento de contactos muito importantes que nos abriram portas, algumas delas mediáticas”, refere a equipa TipiFire. A equipa CECO também salienta esse mediatismo trazido pelo concurso que “permitiu divulgar este novo conceito não só junto da comunidade U.Porto, mas também de um conjunto de potenciais investidores”. Toda a informação sobre as ideias vencedoras de mais uma edição do iUP25k está disponível aqui.