De: 
11/05/2016
Até: 
01/08/2016

Pelo sexto ano consecutivo, o centro de investigação Fraunhofer AICOS organiza o Fraunhofer Portugal Challenge, um concurso de ideias dirigido a estudantes e investigadores do ensino superior. À semelhança das edições anteriores, o objetivo do concurso é “distinguir os melhores trabalhos de investigação com utilidade prática desenvolvidos em Portugal”.

As ideias a concurso terão que ser baseadas em teses de Mestrado ou Doutoramento e devem contemplar uma vertente prática, ou seja, devem ser orientadas para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

O concurso arrancou no início de Abril e as candidaturas podem ser submetidas em www.challenge.fraunhofer.pt, até dia 1 de agosto de 2016. Serão aceites candidaturas baseadas em teses de Mestrado e Doutoramento que tenham sido submetidas para defesa nos anos letivos de 2014/2015 e 2015/2016.

Ao longo da história do Fraunhofer Portugal Challenge, vários projetos e investigações relevantes têm sido distinguidos. Um sistema de navegação para cegos; antenas embebidas no corpo humano; um sistema de identificação e potencial localização de células cancerígenas, via axilas; motores de busca que organizam a informação cronologicamente e um sistema modular de estimulação elétrica para reabilitação motora são apenas alguns exemplos de teses premiadas pelo Fraunhofer Portugal Challenge.

A oportunidade está lançada e a Fraunhofer Portugal volta a desafiar a criatividade dos cientistas portugueses. As melhores ideias nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), multimédia e ciências relacionadas vão ser galardoadas. O concurso envolve duas categorias, Mestrado e Doutoramento, sendo premiados três finalistas em cada uma delas (seis no total).

Organizado desde 2010, o Fraunhofer Portugal Challenge procura encorajar a cooperação entre a indústria e a comunidade científica, motivando e premiando a investigação de utilidade prática através da atribuição de um prémio a estudantes e investigadores que melhor contribuam para a filosofia que sustenta a visão do Fraunhofer AICOS: ”Alargar o Âmbito da Sociedade da Informação e Conhecimento”, bem como a sua missão de criar ”Tecnologia Notável, Fácil de Usar”.