De: 
29/03/2017
Até: 
16/09/2017

A DHL acaba de lançar a segunda edição do seu concurso Innovation Challenges, para o qual convida estudantes, startups e criativos, de todo o mundo, a apresentarem as suas ideias para dois desafios relacionados com a logística. Os participantes são desafiados a criar um protótipo de um robô móvel para recolha de unidades ou a desenvolver uma solução para um problema de logística usando um modelo de negócio, plataforma ou conceito baseado na economia de partilha, e têm até setembro para enviar um documento escrito e um vídeo explicativo da sua ideia, através do site www.dhlinnovationchallenge.com.

No desafio da robótica os candidatos são convidados a desenvolver um protótipo de um robô móvel para recolha de peças, que possa mover-se num armazém tradicional e autonomamente colocar objetos num carrinho. Outros aspetos a valorizar serão a sua capacidade de movimento em velocidade e a sua autonomia na condução dos carrinhos totalmente carregados para uma área de embalagem. Os protótipos serão testados, ao vivo, no Dia da Inovação DHL.

No outro desafio do concurso, focado na tendência de logística futura da economia de partilha, a DHL incentiva os candidatos a apresentarem ideias originais ou soluções práticas que possam alavancar um modelo de negócio baseado numa economia de partilha e repensar os conceitos convencionais de propriedade e acesso a bens. A solução de produto ou serviço submetida deve ter como objetivo a criação de valor para todas as partes interessadas – tanto empresas como a sociedade.

Todas as inscrições serão verificadas por executivos seniores da DHL, durante um processo de pré-seleção. Serão selecionados os três finalistas de cada desafio, cujos conceitos respondam aos critérios de funcionalidade, estética, potencial para solucionar o problema e viabilidade comercial. Estes terão a oportunidade de apresentar as suas soluções a 180 profissionais de transporte e logística e especialistas em tendências, no Dia da Inovação DHL, na Alemanha, a 16 de novembro.

Os vencedores serão selecionados através de um processo de votação em direto, e os dois mais votados receberão um prémio monetário no valor de 20 mil euros e terão a oportunidade de exibirem as suas ideias nos centros de inovação da DHL na Alemanha e em Singapura. Além disso, a DHL irá convidar os vencedores para discutir a possibilidade de concretização das ideias numa prova de validação do conceito conjunta.

Mais informações sobre o desafio em: www.dhlinnovationchallenge.com