Foram dois dias de formação intensiva na Porto Business School para oito empresas spin-off da Universidade do Porto e quatro do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. O Bootcamp de Internacionalização, promovido pelo projeto Atlantic Digital Startup Academy (ADSA), foi organizado pela U.Porto Inovação, com o objetivo de dotar as startups de novas valências importantes para os seus processos de internacionalização e scale-up.

Ministrada por quatro formadores – Eurico Neves, CEO da INOVA+, Gil Gonçalves, investigador e avaliador do programa Horizonte 2020, José Soutinho, diretor da CEDES e Miguel Sousa, CEO da Index Talent – a formação focou-se no (re)desenho do modelo negócio, na promoção internacional de negócios, na negociação de tecnologias e no financiamento necessário ao scale-up. Pretendeu-se, deste modo, ajudar as empresas participantes a melhorar o seu modelo de negócio, mas também, e sobretudo, auxilia-las na criação de uma estratégia mais concreta para as suas intenções de internacionalização, criando uma proposta de valor mais específica para mercados externos.

Além das abordagens teóricas, houve também espaço para exercícios práticos, momentos de autoavaliação e reflexão das startups, aconselhamento individual e personalizado e, claro, muito networking e troca de experiências entre os jovens empreendedores.

Da Universidade do Porto participaram as spin-offs 3Decide, Adyta, Explicas-me, EZ4U, Masdima, MUB Cargo, Parli e ShopAI. No final da jornada as empresas puderam apresentar o seu pitch final aos formadores – e potenciais investidores. O prémio de “Best performance” e “Most Valuable Company” foi atribuído à Parli, que terá oportunidade de realizar um pitch em frente a investidores no evento final desta fase do projeto ADSA. Já a distinção de “Most valuable entrepreneur” foi para Pedro Esmeriz, CTO da ShopAI.

Para Nelson Cardoso, da Parli, este Bootcamp proporcionou uma nova visão sobre diversos aspetos importantes para que uma startup possa crescer: “Sentimos que nos abriu algumas possibilidades relativamente aos próximos passos a dar, tendo em vista o crescimento que pretendemos”, refere, acrescentando que é de salientar “o conhecimento que os mentores passaram durante as discussões individuais e personalizadas com os empreendedores”.

Sobre o ADSA

O ADSA é um projeto cofinanciado pelo FEDER através do programa INTERREG Atlântico e União Europeia. Tem como objetivo apoiar a competitividade e internacionalização de startups digitais no espaço atlântico. Este apoio tem vindo a ser materializado sob a forma de um programa de aceleração e rede de mentores para facilitar o “scale-up” das empresas participantes. Do ADSA fazem parte parceiros de cinco regiões diferentes (França, Reino Unido, Irlanda, Espanha e Portugal) e a promoção da internacionalização entre estas regiões é a principal prioridade.