Mensagem de erro

  • Deprecated function: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; views_display has a deprecated constructor em require_once() (linha 3190 de /home/upin/public_html/includes/bootstrap.inc).
  • Deprecated function: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; views_many_to_one_helper has a deprecated constructor em require_once() (linha 113 de /home/upin/public_html/sites/all/modules/ctools/ctools.module).

No total, foram mais de 50 os participantes neste fórum entre a EFACEC - empresa portuguesa que opera nos setores da energia, engenharia e mobilidade - e a Universidade do Porto. Além da discussão acerca das possíveis maneiras de colaborações entre a Universidade e a empresa, houve ainda tempo para uma visita à unidade de produção de transformadores. Foi mais uma sessão A2B, organizada pela U.Porto Inovação, que há mais de 5 anos trabalha para aproximar cada vez mais as comunidades académica e empresarial.

Como ponto de partida para este tipo de reuniões, cujo objetivo é encontrar pontos de convergência que resultem em parcerias, a empresa em questão começa por identificar as suas áreas prioritárias, nas quais se centram os maiores desafios. No caso da EFACEC, foram identificadas sete. Falemos, por exemplo, da gestão dos ativos da EFACEC e os seus modelos digitais, área para a qual procuram soluções que possibilitem uma gestão inteligente do ciclo de vida de transformadores, disjuntores, baterias, entre outros. A solução pode passar pela criação de modelos digitais e sensorização. Ou da questão das Smart Cities, uma vez que a empresa portuguesa gere infraestrutturas nos sistemas de água, energia e mobilidade, estando à procura de soluções tecnológicas e de negócio que integrem essas infraestruturas e permitam a gestão combinada dos sistemas. Para isso, estão interessados em conhecer empresas e/ou projetos de investigação da U.Porto que ofereçam soluções nesta área.

Os outros desafios que a EFACEC indicou ao grupo estão relacionados com a Tecnologia dos materiais, a Cibersegurança em sistemas de gestão de infraestruturas críticas ou a distribuição elétrica. Os representantes da empresa mostraram-se também muito curiosos em conhecer projetos de investigação e/ou de empresas que ofereçam agregadores de serviços na área da energia e do ambiente, bem como soluções tecnológicas e comerciais que permitam e otimizem a gestão de armazenamento baseados em baterias, de forma a maximizarem o seu valor. 

Em todas as áreas discutidas, investigadores e empresários analisavam com empenho possíveis maneiras de colaborarem, de forma benéfica, entre si. A sessão foi rica ao nível da troca de ideias, experiências, know-how e, claro, muito networking.  Do lado académico, participaram na sessão perto de vinte investigadores (das Faculdades de Ciências, Engenharia, Economia, e também dos Institutos Associados INESC TEC e INEGI) e também alguns membros de cinco empresas spin-off da U.Porto (AddVolt, Gisgeo, Ideia.M, inanoEnergy e Neoscópio). Do lado da EFACEC um grupo de mais de 20 pessoas, de diferentes departamentos, incluindo o CEO Ângelo Ramalho, que encerrou a sessão reforçando o interesse e empenho da empresa em colaborar com a Universidade do Porto no futuro. 

Esta sessão teve o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.